quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Só de Sacanagem (Elisa Lucinda)

"Meu coração está aos pulos
Quantas vezes minha esperança será posta a prova?
Tudo isso que esta aí no ar,
Malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro,
Meu dinheiro, seu dinheiro, nosso dinheiro ,
que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós...
Para cuidar gratuitamente da saúde deles,
dos seus pais
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade
E eu não posso mais!
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempo difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz.
Mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração está no escuro.
A luz é simples regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe,minha avó e os justos que os precederam.
Não roubarás.
Devolva o lápis do coleguinha.
Esse apontador não é seu meu filho.
Pois bem, se mexeram comigo,com a velha e fiel fé do meu povo sofrido,
Então agora eu vou sacanear:
Mais honesta ainda eu vou ficar,
Só de sacanagem.
Dirão: - Deixa de ser boba.
Desde Cabral que todo mundo aqui rouba.
E eu vou dizer: - Não importa.
Será este o meu carnaval.
Vou confiar mais e outra vez.
Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão: É inútil.
Todo mundo aqui é corrupto.
Desde o primeito homem que veio de Portugal.
E eu direi: - Não admito.
Minha esperança é imortal,
E eu repito: - Ouviram? IMORTAL!
Sei que não dá pra mudar o começo,
Mas se agente quiser
Vai dar para mudar o final."

Nenhum comentário: